Nota de falecimento – Mestre Camisa Roxa (1944-2013) D.E.P

ABADA_LINKS FACEBOOK:

camisa roxa

A capoeira está de luto, com o falecimento em Salvador do Mestre Camisa Roxa.

Nesta quinta-feira (18/04/13) faleceu em Salvador Edvaldo Carneiro e Silva, mais conhecido na capoeira como Mestre Camisa Roxa, aluno de Mestre Bimba. Era Grão-Mestre da ABADÁ-CAPOEIRA, título vitalício no qual foi escolhido por um conselho de Mestres de notório saber. Sendo esse título o mais alto grau na ABADÁ-CAPOEIRA. Grão-Mestre Camisa Roxa foi um dos capoeiristas que mais divulgou a Capoeira pelo mundo, viajou por mais de 50 países, levando sempre a capoeira como manifestação de arte e cultura brasileira.

Camisa Roxa nasceu em 1944, na Fazenda Estiva, no interior da Bahia. Era o irmão mais velho de uma família de muitos filhos. Com a morte de seu pai, quando tinha 21 anos, Camisa Roxa se tornou responsável pela criação e educação de seus irmãos mais novos, Mestre Camisa na época tinha oito anos de idade. “Ele foi um segundo pai para nós”, declara Mestre Camisa. “Sempre foi o ponto de referência para todos, até hoje quando está no Brasil, faz questão de reunir toda família”.

Camisa Roxa começou a praticar Capoeira aos 10 anos de idade, no ano de 1954, como divertimento, o que mais tarde foi copiado por todos os outros irmãos. Na década de 60, foi para Salvador fazer o científico e começou a treinar na Academia de Mestre Bimba, onde se formou e foi considerado o melhor aluno pelo Mestre. Seus irmãos Ermival, Pedrinho e Camisa também se formaram na Academia de Bimba.

O apelido de Camisa Roxa surgiu devido ao fato de que ele sempre frequentava as rodas de Capoeira da Bahia vestindo uma camisa roxa da qual gostava muito. Gostava também de jogar nas rodas de Capoeira tradicional da academia de Mestre Pastinha e nas rodas dos Mestres Waldemar e Traíra na rua Pero Vaz, onde era muito respeitado por sua postura e o grande conhecimento que possuía dos fundamentos da Capoeira.

Camisa Roxa pensava na Capoeira como um todo, reunindo Regional e Angola. “Na verdade, bem poucas pessoas compreenderam a verdadeira intenção de Mestre Bimba”, declarava o Grão Mestre. “Primeiro ele ensinava com seu método uma Capoeira alta, mas com o tempo a pessoa deveria aprender a jogar baixo”.

Quando o meu mestre se foi
Toda a Bahia chorou
Iaia ioio
Iaia ioio iaia ioio…

A capoeira tá de luto…

Esse post foi publicado em evento. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Nota de falecimento – Mestre Camisa Roxa (1944-2013) D.E.P

  1. Vermelha disse:

    Que as lições deixadas pelo nosso Grão-Mestre, incluindo a simplicidade, a humildade e o amor infinito pela Capoeira possam ser absorvidas por todas nós e nos fortalecer.

    Notícia muito triste, em especial nesse ano tão importante para a nossa escola. Nosso Mestre Camisa precisará de todo o nosso apoio e carinho para superar esse momento. Estejamos juntas com ele, em pensamentos e ações.

    Bj meninas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s