Encontro e Jogos Femininos 2012 reúnem capoeiristas do Brasil e do exterior no Rio de Janeiro

Foi realizada, entre os dias 23 e 27 de maio, no Rio de Janeiro, a terceira edição do Encontro e Jogos Femininos da Abadá-Capoeira.

Mulheres capoeiristas de vários estados do Brasil e de outros países se reuniram no Floresta Country Club, no Itanhangá, onde participaram de cursos de capacitação técnica, rodas de capoeira, aulas de preparação corporal e de técnica vocal, palestras, debates e apresentações culturais.

As aulas foram ministradas pelas mestrandas da Abadá-Capoeira Edna Lima e Márcia Cigarra. Ambas moram nos Estados Unidos e vieram ao Brasil especialmente para participar do evento.

“A presença das mestrandas no evento foi muito positiva para nós mulheres. Tê-las ao nosso lado, nos orientando, nos ensinando, é sempre fundamental para o nosso crescimento como capoeiristas. Foi um momento muito importante e nós só temos a agradecer às duas pelos ensinamentos”, destacou a professora Juma, uma das organizadoras do evento.

Dentro da programação, também foi realizado o Cantabadá, com a Noite dos Cantadores, coordenada pelos mestres Cobra e Morcego.

Além da apresentação dos compositores e cantadores da Abadá-Capoeira, houve a participação do coral feminino, que foi ensaiado pela professora de canto Flávia Melo.

Outro ponto alto da noite foi a apresentação da banda de percussão Mona Dúdú, do Distrito Federal, que tem como maestrina a instrutora Betinha.

Segundo a professora Juma, a ideia do evento é integrar as capoeiristas, proporcionando benefícios em diversos aspectos, além do treinamento físico.

“O Encontro e Jogos Femininos já faz parte do calendário de eventos da Abadá-Capoeira e representa um grande marco na história das mulheres capoeiristas do mundo inteiro”, afirmou Juma.

Ela destacou ainda que a participação no encontro feminino aumenta a cada ano, com capoeiristas de todas as regiões do Brasil e de países como: Austrália, Alemanha, Estados Unidos, França, Canadá e Japão.

“Agradecemos a participação de todas as meninas, como também das pessoas que foram prestigiar o evento. Nosso agradecimento especial vai para o mestre Camisa, que sempre está presente e atento a todos os detalhes”, ressaltou a professora Juma.

Esse post foi publicado em evento. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s